Além das três raças formadoras de nossa nacionalidade, o folclore brasileiro sofreu a influência de diversos povos que surgiram em nosso território nos períodos colonial, imperial e republicano.
-Franceses: nas Cantigas de Roda percebemos elementos franceses nas letras do cancioneiro infantil.
-Judeus: a história do Brasil está repleta da presença de judeus. O primeiro poeta brasileiro foi um judeu. As maiores influências judaicas que tivemos são: o conformismo com o destino, o saudosismo messiânico e o "pão-durismo" do mineiro.
-Espanhóis: podemos observar na indumentária e nas danças gaúchas a lembrança do flamenco espanhol. Houve ainda grande imigração até os nossos dias. a cavalhada, folguedo, esporte e auto popular são evidentemente conteúdo ibérico.
-Ingleses e Holandeses: os ingleses trouxeram o futebol, esporte preferido pela população brasileira. Os holandeses deixaram sua influência na literatura de cordel, nas blasfêmias no folclore do açucar.
-Alemães: contribuíram folcloricamente com a árvore de Natal, as bandas de música, as festas da cerveja, superstições, crendices, tabus, danças, etc.
-Italianos: de influência italiana notamos: as festas de igreja, comilança de Natal, presépios, figas, capelinhas e cruzeiros à beira da estrada, procissões, danças, etc.
-Sírios e Japoneses: comidas, as mais importantes os pães sírios, e as artes marciais japonesas.
-Norte-americanos: os sanduiches, a coca-cola, o jeans, hoje em dia muito difundida no Brasil a comemoração de todos os santos, o "halloween", festa folclórica americana, de influência Celta.

muito legal o folclore tenho 9 anos é adorei rsrsrs
ResponderExcluirTenho 9 anos amo AMO A IA DA
ResponderExcluirAMO A IARA
Excluirsó sei sevou ou liga o nde Vc vai sair qu arto Vc vai sair qu arto Vc vai sair qu arto Vc
ResponderExcluir